Minha lista de blogs

quarta-feira, 9 de julho de 2014

ORIGAMI

Origami
Origami

A palavra Origami vem de Oru = dobrar mais Kami = papel.
A junção acabou por formar Origami e significa a arte de produzir figuras a partir de folhas de papel.
Origami tradicional surgiu no Japão por volta do século IX e não se usava cola ou tesoura.
As figuras formadas eram sempre animais ou objetos do cotidiano.
Alguns autores acreditam que desde o século VI os monges japoneses já praticavam algumas dobraduras.
Essas dobraduras foram depois sendo transmitidas através das gerações, apenas entre as famílias nobres, até porque o papel era uma coisa cara e rara.
Em 1797 foi publicado um livro chamado Senbazuru Orikata que pode ser traduzido por "como dobrar mil graças". A partir daí o Origami passou a ser uma matéria regular nas escolas japonesas.
Origamis representando objetos diversos eram queimados em rituais nos funerais japoneses como forma de possibilitar aos mortos, adquirirem coisas de que precisavam.
Diz a lenda ainda que quem fizer 1000 tsurus pensando em uma mesma coisa, obterá o que deseja. É só você experimentar.
No Japão, todos os anos no dia 6 de agosto, milhares de Tsurus são depositados no mausoléu erigido em homenagem aos que morreram na tragédia atômica de Hiroxima, para que isso nunca mais volte a acontecer.

Tsuru - Ave simbólica do Origami.
O Origami arquitetônico forma figuras em três dimensões e foi uma evolução natural do Origami puro. A primeira aplicação, ou talvez mesmo a primeira motivação, foi a confecção das lanternas de papel utilizadas na iluminação das casas de chá, no antigo Japão. Mas quem achar que tudo no Origami tem uma origem e uma história muito antiga, está errado.
O Origami tem lá as suas regras. A folha de papel deve ser quadrada e sem cortes mas  frequentemente essa regra milenar não é respeitada. As técnicas usadas hoje deixariam os mestres japoneses da antiguidade humilhados. Se antigamente a representação de um inseto era uma grande conquista, hoje insetos anatomicamente quase perfeitos são coisas comuns entre os Origamistas. Houve uma grande evolução através dos tempos. Já os aviõezinhos da minha infância não evoluíram nada. Continuam simples e divertidos do mesmo jeito.
Fonte: www.cyberartes.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi adorei sua visita volte sempre e deixe seu recadinho , vou ler e com certeza adorar!!Beijussssss

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.